Um chamado a prudência

14 DE FEVEREIRO DE 2022

 

 

Somos surpreendidos diariamente por situações imprevisíveis, muitas delas, não temos o controle que gostaríamos de ter. Em todas as ocasiões somos instruídos pela Palavra de Deus de agir com prudência, aliás, somos advertidos que é melhor procurar primeiro a sabedoria e a prudência do que a ouro e a prata. “Quanto melhor é adquirir a sabedoria do que o ouro! E quanto mais excelente, adquirir a prudência do que a prata!” (Provérbios 16:16 - ACA).

 

Podemos traduzir a palavra “prudência” como a virtude de quem faz prever e procura evitar as inconveniências e os perigos; também como cautela, precaução, calma, ponderação, sensatez, paciência ao tratar de assuntos delicado ou difícil. É por isso, que também em Provérbios encontramos: “O prudente percebe o perigo e busca refúgio; o inexperiente segue adiante e sofre as consequências.” (Provérbios 22.3 - NVI), e ainda: “A sabedoria do homem prudente é discernir o seu caminho, mas a insensatez dos tolos é enganosa.” (Provérbios 14:8)

 

Percebeu a principal diferença do prudente e o inexperiente? Ambos percebem o perigo, mas, enquanto o primeiro busca refúgio o segundo segue sem avaliar os perigos. É claro que as pessoas reagem de formas diferentes uma das outras, e seria um erro esperar que os que estão a nossa volta reajam da mesma maneira. Mas seguir sem prudência é seguir rumo ao sofrimento.

 

Muitas vezes se identifica prudência com cautela e receio, mas ser prudente não é o mesmo que não arriscar, ser prudente é ponderar os benefícios e as desvantagens de uma escolha antes de tomar uma decisão. Conta-se que certo jovem, enquanto se preparava para seu primeiro voo, chega sua avó, preocupada, e lhe pede: "promete que sempre voará devagar e bem baixinho?”. É certo que essa promessa nunca poderá ser aceita por um piloto, pois voar baixo e devagar é estar em risco constante...

 

O exercício da prudência também é chamado de ponderação. Ponderar é pensar nos prós e nos contras de uma decisão, e também o trabalho de ouvir pessoas com diferentes pontos de vistas, é examinar as experiências do passado, verificar as circunstâncias do presente. O exercício da prudência é de especial importância em nossos dias: afinal a vida moderna nos impõe um ritmo intenso, acelerado, por outro lado, não estamos acostumados a esperar, a refletir, a ponderar, porém, se quisermos ser prudentes e não imaturos, precisamos aprender a pensar antes de tomarmos as nossas decisões.

 

Pense nisso!

Fale Conosco
Pelo WhatsApp