Quebre as cadeias da escravidão

22 DE JUNHO DE 2022

“Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim e dos teus pecados não me lembro.” Isaías 43.25.

Como vencer o seu passado, viver intensamente o hoje e conquistar o futuro? Devemos aprender com o passado e construir algo novo em cima dele. Quando olhamos pelo retrovisor do automóvel em movimento na rodovia, sabemos onde passamos e onde estamos, mas rapidamente temos que tirar os olhos do retrovisor e direcioná-los para a frente, para que não aconteça um grande desastre e para que permaneçamos seguindo na estrada.

O escritor do livro de Eclesiastes registra (7: 10): “Nunca digas: Por que foram os dias passados melhores do que estes? Porque nunca com sabedoria isso perguntarias”. O passado tem sim o seu valor, mas nem por isso você deve se prender às lembranças, especialmente às ruins, dolorosas e traumáticas. O caminho é aprender com elas e seguir adiante.

O apóstolo São Paulo deixou-nos grandes lições quando se dirigiu à igreja que estava em Fílipos e usou o seu próprio testemunho de vida para aconselhar os irmãos: “Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus”. Vejo no meio das palavras do apóstolo, orientações importantíssimas para qualquer pessoa que quer quebrar as cadeias da escravidão vencendo o passado, vivendo o hoje e focalizando o futuro. 

Lendo o texto paulino, compreendemos as lições que ele nos apresenta para olharmos com visão de águia, tudo o que está a nossa frente. Fique atento, e entenda as soluções de Deus para sua vida. Creio que esta palavra vai te ajudar a ter projetos bem sucedidos, no tempo presente, e nos outros futuros anos.

A primeira grande lição que o apóstolo nos ensina é o fato de não sermos acomodados. No verso 13, o apóstolo diz: "Não julgo que o haja alcançado". O que aprendo também aqui é que temos todo o direito de querer mais, de aprimorar e melhorar o que você já conseguiu. A segunda lição é que devemos nos libertar do passado: "Esquecendo-me das coisas que para trás ficam". Paulo declara que mesmo que não tenha alcançado seu alvo, ele deveria tentar novamente, mas para isso, algo era necessário ser feito: "Esquecer do que ficou para trás". Já a terceira é que precisamos andar para frente: "Avançando para as que estão diante de mim". Depois de esquecer o passado, Paulo diz que avança para as coisas que estão diante dele. Deus coloca "coisas" diante de você. Coloca tudo para que você possa se erguer, mas, você precisa avançar. Vamos! Reverta os processos de fraqueza. Reverta os fracassos em sucessos.

Quanto aos pecados, Deus também executa o mesmo processo. Em Isaías 43:25 lemos: “Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim e dos teus pecados não me lembro. E em Hebreus 8:12: “Porque serei misericordioso para com as suas iniquidades e de seus pecados e de suas prevaricações não me lembrarei mais.” Uma promessa e tanto.

No livro do profeta Miqueias, por exemplo, lemos: “Quem, ó Deus, é semelhante a ti; que perdoas a iniquidade e que te esqueces da rebelião do restante da tua herança? O Senhor não retém a sua ira para sempre, porque tem prazer na benignidade. Tornará a apiedar-se de nós; subjugará as nossas iniquidades e lançará todos os nossos pecados nas profundezas do mar.” (Miqueias 7:18,19).

Deus não apenas perdoa como esquece todas as nossas transgressões. Ele apaga o quadro negro, a lousa, risca a cédula que era contra nós, destrói as provas, queima o arquivo, o microfilme, formata o computador. Ele não se lembra mais dos nossos erros. Ele se recusa a manter uma lista dos nossos erros. Quando pedimos perdão, ele não puxa uma caderneta e nos diz: “Mas eu já vos perdoei”. Ele nem se lembra mais.
Que Deus te abençoe!

Pr. Adair Afonso Tourinho

Fale Conosco
Pelo WhatsApp