Qual é o dia certo para montar a árvore de Natal?

16 DE NOVEMBRO DE 2023

Chegamos no penúltimo mês de 2023, e o espírito natalino já começa a contagiar nossos corações. Logo logo as ruas da cidade se iluminarão e dentro da maioria das nossas casas a árvore de Natal será o símbolo icônico da maior festa Cristã. Mas, afinal, quando é a data certa para montar uma árvore de Natal?

 

O Natal, ao longo dos anos, deixou de ser apenas uma celebração religiosa para se tornar o maior evento comercial do planeta. Muitas lojas começam a decorar suas vitrines muito antes da véspera de Natal. No entanto, se você deseja seguir a tradição à risco, o dia recomendado para montar a árvore de Natal em 2023 é dia 3 de dezembro.

 

Essa data tem raízes na tradição cristã, onde a árvore natalina deve ser montada no primeiro domingo do Advento. Para os cristãos, o Advento representa as quatro semanas que antecedem o dia 25 de dezembro e simboliza uma redescoberta e um fortalecimento da fé e da espiritualidade.

 

No entanto, é importante destacar que a tradição de montar a árvore de Natal pode variar de acordo com a cultura e o país. Nos Estados Unidos, por exemplo, a árvore de Natal é tradicionalmente montada no Dia de Ação de Graças, na última quinta-feira de novembro, o que ficou conhecido no Brasil por preceder a Black Friday.

 

E quando desmontar a árvore de Natal? A data tradicional para desmontar a árvore é a mesma todos os anos. Para os cristãos, as decorações de Natal deverão ser retiradas no Dia de Reis, comemorado em 6 de janeiro. De acordo com a tradição, esse é o dia em que os Três Reis Magos trouxeram seus presentes ao menino Jesus.

 

Origem da árvore de Natal

A tradição da árvore de Natal tem raízes antigas, remontando ao Século XVI, com o surgimento do Cristianismo Protestante. Os historiadores atribuem a popularização da árvore de Natal a Martinho Lutero, que a decorou pela primeira vez em 1530, inspirada por uma noite estrelada que observou enquanto caminhava em uma floresta.

 

Embora haja registros de culturas antigas, como os vikings e os cristãos primitivos, decorando árvores, a tradição se difundiu pelo mundo após a ação de Martinho Lutero. Curiosamente, no Brasil, a tradição de montar árvores de Natal ganhou destaque apenas no Século XX, coincidindo com um maior contato com a cultura estrangeira.

 

Fale Conosco
Pelo WhatsApp