O uso inteligente do tempo

02 DE AGOSTO DE 2022

“Ensina-nos a contar os nossos dias de tal maneira que alcancemos corações sábios”. Salmos 90:12

 

Em Salmos 90:12, o grande líder do povo de Israel, Moisés pede que Deus nos ensine a ser inteligente no uso do tempo. Entendemos a vida é uma escola. Aqui Moises recomenda buscarmos instrução do Senhor para uma melhor ocupação do tempo. É uma oração que articula este pedido: Ensina-nos a contar nossos dias. O tempo não para. Ele passa. Os dias desperdiçados são justamente os que não trouxeram nenhuma lição sábia ao coração.

 

A educação secular valoriza informação e inteligência. Quem sabe mais pode resolver problemas mais eficientemente e, assim, tem vantagem. As escolas e universidades despejam seus formandos nas profissões, nas indústrias, nos laboratórios e nos altos escalões do governo. A sociedade reputa mais feliz quem desfruta mais privilégios neste mundo globalizado que promove e enriquece seus melhores jogadores. Valores secundários, tais como distribuição justa de renda, cuidado especial dos marginalizados e esquecidos têm menos importância. E nem se fala da busca do Reino de Deus em primeiro lugar.

 

Pensando em tudo isso, e observando com seriedade está oração do grande legislador, podemos aprender alguns elementos importantíssimos:

 

Primeiro. Somente Deus conhece quantos dias restam da nossa vida.  A certeza da morte é inegável. Igualmente certo é o fato de que ninguém sabe em que dia ela virá. Deus, nosso Professor Supremo, conhecedor de todas as coisas, marca a carga horária na escola da vida. Ele é quem assina o diploma ou reprova os alunos.

 

Segundo. Os melhores alunos pedem a ajuda de Deus para evitar o desperdício do tempo. Dias não-contados referem-se a dias não-aproveitados, horas em que nada se fez ou não se aprendeu nada de valor. Nenhuma palavra de encorajamento emanou da boca e nenhuma influência sadia impediu alguém de ir em direção a Deus.

 

Terceiro. O objetivo das lições de Deus visa alcançar um coração sábio. Ele mostra o caminho e motiva seus servos a progredir nessa direção. Revelou sua infalível Palavra para ser luz e lâmpada para os pés dos que andam nos caminhos sinuosos deste mundo. Sabedoria quer dizer inteligência que enxerga bem, além do horizonte desta vida curta e insegura. Quem, além de Deus, pode ensinar a um filho de Adão essa realidade? Ninguém nasce sábio. Pecadores buscam prazer e sucesso com uma visão curta.

 

O Salmos 90:12 aponta na direção de verdadeiro sucesso. Pedir a instrução do Criador infinito em poder e sabedoria é o único meio de chegarmos ao fim da vida felizes e bem-sucedidos aos olhos de Deus.

 

Deus te abençoe!

Fale Conosco
Pelo WhatsApp