O significado do Dia de Finados no pensamento protestante

03 DE NOVEMBRO DE 2023

“Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.”

Romanos 8: 38,39

 

O Dia de Finados, celebrado em 2 de novembro, tem um grande significado para os cristãos em todo o mundo. Entre os cristãos protestantes, essa data não possui uma ligação espiritual intrínseca, mas representa um momento de reflexão e gratidão pelas vidas daqueles que já faleceram. É uma oportunidade para reviver momentos importantes com os entes queridos que partiram deste mundo.

 

A origem dessa celebração remonta ao século X, na abadia beneditina de Cluny, na França, iniciada pelo abade Odilo, também conhecido como Santo Odilon entre os católicos. Em 2 de novembro de 998, ele propôs que as preces fossem dedicadas às almas dos falecidos, acreditando que muitas estavam no Purgatório, buscando purificação para o Paraíso. A escolha dessa data se deu devido à proximidade com o Dia de Todos os Santos, em 1 de novembro, quando a Igreja homenageia aqueles que morreram em estado de graça. Portanto, o Dia de Finados se estabeleceu como um momento de lembrança daqueles que partiram e não eram geralmente mencionados nas orações.

 

A palavra "finados" deriva do verbo "finar", do latim "finis", que significa "acabar", "finalizar" ou "encerrar", indicando o falecimento.

 

No entanto, é relevante destacar que, para os cristãos evangélicos, não há crença no Purgatório e não se acredita que os mortos necessitem de preces ou intercessões. A purificação e o perdão dos pecados são atribuídos a Jesus, como mencionado em 1 João 1:7 e Hebreus 9:27. Para os que vivem em Cristo, todos os pecados são perdoados, resultando em uma nova vida.

 

A crença na ressurreição e na promessa da vida eterna transforma a perspectiva da morte. Conforme mencionado pelo apóstolo Paulo em Romanos 8:38-39, "Nem a morte pode nos separar do amor de Deus." Para os que creem em Cristo Jesus, a morte não é o fim, mas o início de uma jornada eterna na presença de Deus.

 

Portanto, o Dia de Finados representa uma oportunidade para lembrar e honrar aqueles que partiram e celebrar a esperança da vida eterna. É uma data com múltiplos significados, onde pessoas de diferentes crenças e tradições se unem em um gesto de respeito e amor pelos que já se foram. Seja como um momento de saudade e recordação, seja como uma expressão de fé na vida eterna, esse dia nos lembra da importância de valorizar e agradecer pelas vidas que tocaram a nossa, pois, como dizem, "a saudade é a forma mais bonita de amar alguém que já se foi".

 

 

Fale Conosco
Pelo WhatsApp