Janeiro Branco alerta para a importância da saúde mental

24 DE JANEIRO DE 2024

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país, na América Latina, com maior prevalência de depressão, além de ser o segundo nas Américas. A depressão é a principal causa de incapacidade em todo o mundo e estima-se que mais de 300 milhões de pessoas, de todas as idades, sofrem com esse transtorno, de acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

Ainda de acordo com a OMS, o Brasil é o país com o maior número de pessoas ansiosas, com 9,3% da população diagnosticada. A estimativa é que um em cada quatro brasileiros sofrerá com algum transtorno mental ao longo da vida.

Diante de números tão alarmantes, é necessário um olhar cuidadoso sobre o tema. Porém, muitas vezes, o preconceito contra as doenças mentais – como a depressão – faz com que a busca por ajuda e tratamento leve mais tempo do que o indicado, podendo prejudicar a melhora do quadro de saúde.

Nesse sentido, a campanha Janeiro Branco, dedicada à promoção da saúde mental e emocional, que surgiu no Brasil em 2014, tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a relevância dos cuidados com o bem-estar psicológico e combater o estigma associado às questões mentais.

O que é bem-estar emocional?

A saúde mental não é apenas a ausência de transtornos, mas sim um estado de bem-estar no qual a pessoa é capaz de lidar com as demandas do dia a dia, desenvolver relações saudáveis e enfrentar desafios com resiliência. Por isso, para viver com qualidade de vida, é importante priorizar a saúde mental, assim como a sua saúde física.
 

Fale Conosco
Pelo WhatsApp