“Independência ou Morte” qual o legado desta célebre frase?

13 DE SETEMBRO DE 2022

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve”. Mateus 11: 28 - 30.

 

Estamos vivendo a semana da comemoração da independência do Brasil. Um período de reflexão e sobre os fatos históricos que levou o príncipe regente D. Pedro lançar ao brado histórico.  D. João VI e sua corte tinham retornado a Portugal e deixado o Brasil em situação precária. No dia 7 de setembro de 19822, as margens do Rio Ipiranga, quando de retorno da cidade de Santos, o príncipe regente encontra-se com emissários enviados por sua esposa Leopoldina e José Bonifácio para lhe entregar as exigências de Portugal.

 

De posse dos documentos de Portugal, D. Pedro os amassou com veemência, deu ordem aos soldados para retirar as divisas com a descrição portuguesa das fardas e bradou em alta voz e bom som as célebres palavras: “Independência ou Morte”. Daquela hora em diante o Brasil se desliga das amarras de Portugal, e isto já há 200 anos.

 

Isto também nos leva a pensar na libertação de Jesus Cristo que oferece a toda a humanidade há mais de dois mil anos. Em seu ministério, Jesus pregou o Evangelho do Reino. A palavra “Evangelho” significa “boas notícias”. De acordo com o anjo de Lucas 2.10 a 11, a boa notícia é que Jesus é o Salvador. Segundo Paulo, em 1 Coríntios 15.3, a boa notícia é que “Cristo morreu pelos nossos pecados”, ou seja, em Cristo, os seres humanos podem ter os seus pecados perdoados e serem, assim, reconciliados com Deus. O ministério de Jesus é proclamar a cura e a libertação dos necessitados.

 

Em São Lucas 4.18 Jesus Cristo assim se expressa: “Ele me enviou para proclamar liberdade aos presos e recuperação da vista aos cegos, para libertar os oprimidos”. As notícias sobre Jesus se espalharam por toda as partes.

 

No jardim do Éden, Deus havia feito a promessa de que um libertador nascido de mulher, abriria a porta da libertação do jugo do pecado que assolava a humanidade. (Genesis 3.15).

Jesus veio ao mundo com a missão de ser o libertador de todos os que Nele Creem. Lemos em   São Mateus: 1.21 e 22 - E, projetando ele isto, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo; E dará à luz um filho e chamarás o seu nome Jesus; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados. 

 

Em São Lucas: 1.30 a 32 - Disse-lhe, então, o anjo: Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus. E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e opor-lhe-ás o nome de Jesus. Este será grande, e será chamado filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai; e em João: 3. 16 a 19 - Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. No calvário, Cristo deu o brado da nossa grande vitória!

 

Que Deus te abençoe!

Fale Conosco
Pelo WhatsApp